Páginas

30.11.10

esta doeu

e muito.

ontem sai cedo e passei o dia todo em Coimbra, com isso não consegui levar/buscar o Afonso á escola e pedi á minha sogra que o fizesse por mim.

assim que cheguei fui logo busca-lo e viemos para casa.

enquanto jantávamos ele pergunta: "mama, porque não me foste buscar á escola e foi a avó?" , expliquei-lhe o motivo de maneira a ele perceber. mas para doer ainda mais ele volta a lançar das dele: "mas eu queria que fosses tu e não a avó".

e se a primeira doeu, esta doeu muito mais.
e são estas pequenas/grandes coisas que doem, e me ocupam metade do pensamento.
o facto de não poder levar/buscar o Afonso á escola assusta-me. o facto de arranjar um trabalho que não me permita pelo menos uma das idas atormenta-me diariamente.

e se nunca sofri por antecipação agora estou a sofrer...

....

ando mesmo sem vontade de nada.
sei que nos últimos tempos o meu estado de espírito têm sido este.

por um lado não vejo o dia de ir embora, por outro passa-me diariamente pela mente 27 anos da minha vida que vou deixar para trás.

já começamos na contagem decrescente, falta menos de quinze dia, alias de hoje a quinze dias, já acordarei em terras de Duque.

o medo começa a invadir-me devagarinho e aos poucos vai aumentando.

passei a viver em função do Afonso, e o que me assusta mais será a adaptação dele.

e os dias têm passado assim com a mente super lutada.

24.11.10

Afonso no seu melhor

nunca achei piada a crianças a partir do ano e meio, não sei explicar o porque, mas não achava muita piada.
até ter o Afonso e ele passar essa idade, sem duvida que mudei de opinião.

todos os dias têm uma nova, que lhe sai da boca a todo o gás e me deixa a mim de queixo no chão.

algumas vou aqui registando, outras  acabo por esquecer, mas uma das do fim de semana não podia ficar em branco e jamais me esquecerei.

desde o verão que tínhamos um gato, o nosso Óscar, á duas semanas decidi leva-lo para minha mãe, tendo em conta que vamos embora.

no inicio o Afonso não queria que ele lá fica-se mas depois compreendeu.

então este fim de semana num momento só dele e do gato, deita as calças e cuecas a baixo e diz-lhe:

Afonso: Óscar olha aqui as mamocas do meu rabo... (enquanto apertava o rabo).

chorei de tanto rir, de todas que ele já fez está é daquelas que nunca esquecerei.

malha

vou aprender a fazer malha.
melhor dizendo vou tentar, sinceramente não sei se vou conseguir.
além da minha rebeldia, tenho o outro lado de ser muito prendada e sei fazer quase tudo, para dizer tudo só me falta mesmo fazer malha.
decidi que tinha que aprender, já fiz varias tentativas mas nunca dou com a coisa... mas desta vez decidi que vou-me esforçar.
a "professora" é do melhor que existe na zona, por isso quero acreditar que desta vez vou conseguir...

para começar bem o dia

nada melhor do que ficar logo mal, mas mesmo mal disposta.
ao fim de uma semana em casa o Afonso regressou hoje á escola.
quando chegamos, tanto amiguinhos, como educadora fizeram logo uma festa e fui bombardeada com noticias.
próxima segunda-feira dia do fotografo ir á escola.
dia 2/12 começam os ensaios dos pais para a participação na festa de Natal. (participo sempre e vou ter saudades)
até aqui tudo bem... porque para me por mal disposta vem a seguir (acho que me conhecem tão bem que sabem por que ordem me dar as noticias).

A festa será no refeitório como sempre, o que sinceramente me enerva.
além do refeitório ser grande torna-se muito pequeno para receber os familiares de todos os meninos, e tendo um auditório municipal de luxo, do melhor que já vi não consigo entender porque insistem em fazer a festa no refeitório da escola.
como desculpa dizem que as crianças vão achar estranho o espaço, o que pessoalmente acho uma verdadeira treta. já trabalhei em dois infantários e nunca tivemos problemas em fazer festas de natal e fim do ano lectivo noutro local.
e para acabar em beleza as crianças da sala dos 2 anos (sala do Afonso), vão ter apenas uma pequena participação á volta da árvore Natal. teram que ir vestidos de branco (roupa como a do ano passado) com um cachecol colorido.
isto irrita-me de uma tal maneira que ninguém imagina, porque fazem dos miúdos uns coitadinhos e burros.
existem coisas tão giras que se podem fazer com os miúdos e naquela escola só os finalistas é que fazem alguma coisa de jeito e é quando o fazem.
que me digam que com as crianças do berçário não da para fazer grande coisa eu até concordo, agora com crianças de 2 anos por favor.

gosto muito de quem toma conta do meu filho, confio a 100%, e se há algo que me vai deixar pena quando for embora vai ser o facto de tirar o Afonso da escola, mas as vezes irrito-me de uma tal maneira com certas situações.

achar que eles não são capazes de fazer um teatro irrita-me profundamente.
das duas uma ou não existe imaginação naquele cérebro ou então há mesmo falta de vontade.

e depois dizem que eu sou refilona....

23.11.10

em contagem

decrescente.
andamos a contar os dias.
a colocar cruzinhas no calendário.

dois acontecimentos importantes estão para acontecer em breve.
A nossa menina AJ está preste a nascer, parto previsto para a próxima sexta-feira. (acho que estou mais ansiosa do que a minha amiga Ana).

Temos viagem marcada para dia 13 de Dezembro. Um dia que marca a maior mudança na minha vida, que por um lado me da conforto mas por outro me mete medo.

vanha de lá

orçamento que aguente.
num mês duas consultas no pediatra (que é uma pipa, além de que também é o único medico em quem confio).
e para ajudar á festa mais uma Prevenar (pneumonia e meningites, pode ser tomada até aos 5 anos) que como é sempre de contar não é participada.

desaparecida

é mesmo assim que ando.
e porquê?
porque tudo me têm acontecido.
ando esgotada física e psicologicamente.

primeiro varicela, que além de não ter tido febre nem muitas borbulhas obrigou-nos a estar dez dias (leram bem) em casa fechada a sete chaves.
depois de três a quatro dias de escola mais uma visita a pediatria, onde encontrei a pediatra mais antipática do mundo e resultado uma blonquiolite.
e para acabar estas ultimas semanas em beleza nada melhor do que fazer mudanças e de um momento para o outro sem nada o prever, ficar sem portátil.
pifou, não faço a mínima ideia do que se passou e o que mais me entristece é que não sei se vou conseguir retirar o que tenho la dentro.

já não sei o que mais me vai acontecer.
ando mesmo cansado, esgotada.



15.11.10

ja nao

estou habituada a passar noites em claro.
e esta foi de doidos.
tosse, com mais tosse e acorda agora acorda daqui a pouco.
e assim passamos a noite.
e agora estou para aqui quase a cair para o lado...

tenho

e tenho, que perder 4kg, com a máxima urgência.

10.11.10

32

32 meses
está enorme o meu piolho...
o tempo passa a correr sem darmos conta...
ai que saudades...

9.11.10

as frases mais ditas

nos últimos dias pelo Afonso:

- mama gosto muito de ti.
- mama, és a minha fofinha.
- mama, és tão lindinha!
- mama, onde esta o papa.
- mama, quero ir para o Luxemburgo.
- mama, tenho saudades do papa.

e eu babo e babo muito, mas esta ultima " mama, tenho saudades do papa ", é que me mata...

1.11.10

tenho uma duvida

A medica disse que o Afonso não podia ir a escola no prazo de dez dias e que não devia andar na rua.
as borbulhas da varicela já estão todas secas. ainda continua com os xaropes. um acaba amanha o outro tem se fazer dez dias.
como as borbulhas já estão secas, será que ele já pode ir á rua?
mamas experientes nestas andanças da varicela, podem dizer-me como fizeram com as vossas crianças?

ele está normal, muito bem disposto, sem febre e parece até que a varicela lhe abriu o apetite de comer...


como não posso

sair de casa, e com o tempinho que esta lá fora, também não fico muito mal disposta por não poder sair.
nada melhor do que deitar no sofá a saborear o calorzinho da lareira e a percorrer os canais todos á procura de um bom filme, ou algo minimamente interessante para ver enquanto ele dorme uma soneca.

vai-me saber como mel...ai vai, vai

acabei de descobrir

que o meu filho roeu as unhas...
medo, muito medo.
detesto que roam as unhas, detesto mesmo.

31.10.10

Ministro das Finanças Suíço fala sobre Portugal

no mundo dos porquês?



andamos mesmo a viver no mundo dos porquês?

tudo serve para fazer perguntas: onde? quando? porquê? para onde?

e não se contenta com uma qualquer simples resposta, porque ao fim de uma resposta vem logo "porquê?".
confesso que já estou a perder a imaginação...

30.10.10

boquiaberta

" e quem sia, e quem sia, o pai da quiança? "

acabei de ouvir isto da boca do meu filho!

não sei onde aprendeu isto, não sei mesmo, já pensei que podia ser da famosa " casa dos segredos ", mas eu raramente vejo o dito programa....

29.10.10

de castigo

vou estar eu e o Afonso durante os próximos dez dias.
pelo menos...
a varicela decidiu fazer uma visita, por isso vamos ficar de castigo fechados em casa sem poder apanhar o ar puro da rua....

19.10.10

nunca pensei

que uma formação me deve cabo da cabeça.
acho que ando descontrolada.
ando fora da realidade, sem tempo para nada...

14.10.10

ja nao me lembrava de dormir tanto

ontem ao fim de mais um belo dia de formação chegamos a casa por volta das 20h.
o Afonso já vinha jantado de casa da avó.
assim que chegamos fui dar-lhe banho e fazer o leite para o ir por a dormir.
como faço todos os dias quando o vou adormecer não apago luzes que estejam acesas nem desligo a televisão, porque regresso em breve.
mas desta vez só regressei as 8h10m desta manha, acho que adormeci primeiro do que ele.
conclusão como eu sou sócia da EDP e ninguém sabe, ficaram três luzes, tv e pc, toda a noite a gastar para o tecto.
se por um lado fiquei danada, por outro soube tão, mas tão bem dormir estas horas tudinhas. ninguém imagina.

onde estas?

para onde fostes?
abono?
porque fugis-te?
eu devo ser uma gaja mesmo muita rica e ainda não dei conta.
sim porque o abono que recebíamos do Afonso, foi para a conta de alguém, menos para a minha.
foi-se...

raiva

tenho mesmo raiva destes políticos de meia tigela do nosso país.
para tudo e mais alguma coisa mandam-nos apertar o cinto.
mas quando lhe toca a eles, é tudo á grande e á francesa.
....
e só porque sábado, vai estar cá em Santa Comba o presidente da republica, para inauguração de mais um centro educativo, o pessoal da câmara anda a trabalhar de noite e de dia.
e quando digo noite e dia, estou mesmo a falar a serio.
eles sao passeios que alargam, como rotundas tiram alcatrão e colocam calçada, ora candeeiros gigantes no meio das rotundas.
bem só visto a avenida principal da cidade esta interrompida, o transito tem todo que circular pelo centro o que causa grande transtorno.
ah, vejam só que até o tribunal andam a lavar com maquinas de pressão.
e isto, isto da-me cá uma azia, que ninguém imagina.
andam anos sem fazer nada e depois só porque o presidente da republica cá vem, é obras por todo o lado.
e o que me deixa mais lixada é que uma das rotundas em obras é no cimo da minha rua, mas a rua que fica de lado, mesmo na minha saída e que esta uma vergonha, ninguém se lembra de vir compor.
de certo a rua não pertence a Santa Comba Dão... ah... tinha-me esquecido o senhor presidente não vai passar á minha porta.

filhos da P***, é o que estes gajos todos são.

13.10.10

minhas queridas

quando quiserem estragar alguma coisa, é só chamar.
que eu tenho umas mãozinhas que onde tocam deixam marca.
devo ter uma sina qualquer, se antes eram os telemóveis que duravam pouco nas minhas mãos, e já perdi a conta ao numero de telemóveis que tive, agora são os ratos do PC.
é que só este ano de 2010, já me passaram pelas mãos, talvez uma meia dúzia deles.
estou danada, mais um que teve uma vida curta.
estou mesmo chateada...

12.10.10

ultimas dele

na sexta enquanto jantávamos na minha sogra, o Afonso pergunta pela avó Neca.
digo-lhe que esta a trabalhar e que no dia a seguir vamos a casa dela.
mas ele diz-me "mas eu quero ir agora.", expliquei-lhe que não podia ser porque eu ia ter que ir para a formação e como eu não podia ir ele também não.
volta a insistir que quer ir naquele momento, e eu digo-lhe "Afonso, não pode ser se a mama não vai, como é que tu vais", e ele sem papas na língua respondeu-me "Vou a pé".

ontem no super mercado, fui buscar leite e ele que também trás sempre um mini-carro com ele, vai direitinho aos pacotes de leite achocolatado pega num pack de três embalagens mete no carro dele e diz
"vou precisar disto"
e mais nada, o filho precisa e a mãe paga e cala.

mas o engraçado é que ele não gosta daquele leite.
conclusão veio para casa para deitar fora, porque nem pensar tirar-lhe o leite do carro, caia o Carmo e a trindade.


adenda: devia trazer um bloco de notas para anotar todas as que ele diz, mas...