Páginas

28.2.11

escola nova

abriu uma creche nova aqui bem perto de nós.
inscrevi o Afonso e ao contrario do que estava á espera, consegui vaga.
se por um lado fiquei contente por outro volto a ter o coração nas mãos.
por ser nova não tenho referencias, ninguém conhece, sabe como funciona, e não existe lá ninguém que fale português.
e isso preocupa-me.
sei que o Afonso terá mais facilidade em aprender a língua do que nós pais. mas mesmo assim estou assustada, pelo menos estes primeiros tempos vou andar 24h sobre 24h aflita.
A escola abriu hoje e fomos lá 1 hora, nós como outros pais.
são poucas crianças, não as contei mas 10 no máximo.
não perguntei, mas pelo que me apercebi nenhum português, e de idades variadas.
o Afonso reagiu bem, brincou, não se acanhou mas apenas falou comigo, disse-me que queria voltar que ia ficar sem mim, e ia la comer mas dormir não.
amanha vou leva-lo as 9h e busca-lo as 11h. vamos ver como corre 2h sem a minha presença e na quarta vou tentar todo o dia. e aí é que vai doer.
eu queria que ele fosse para a creche e sabia que mais cedo ou mais tarde isso ia acontecer, mas quando chega a hora da verdade, a realidade é sempre mais dolorosa do que aquilo que imaginamos.

sinto-me aflita, de pés e mãos atadas, sem poder fazer nada, apenas esperar e acreditar que a adaptação vai correr bem.

24.2.11

O que fazer

quando temos um filho que roí as unhas?


alguém já teve esta experiência?

30.1.11

já a cigarra tem catarro

o meu meio kg de gente, como tantas vezes o chamo, agora deu para todos os dias escolher o que quer vestir.
e se não lhe faço a vontade é uma birra daquelas que o prédio abana por todo o lado.

olhem que esta, com esta idade já a querer escolher.

estou tramada... :)

23.1.11

o nosso domingo

e porque além de o sol ter dado o ar da sua graça a temperatura lá fora não passou dos 5º, decidimos ficar mesmo por casa.

e porque manter o Afonso todo dia em casa não é tarefa fácil, posemos mãos a hora e andamos a fazer umas avarias.

entre tintas, esponjas, lápis de cor e de cera e algodão fomos-nos entretendo.

o pior foi quando me ausentei por 5 minutos, algo que podia ficar engraçado ficou numa confusão de cores.

mas o importante é que até nos divertimos.

e ao fim foi obrigatório um banho daqueles que é preciso ficar de molho...lol



a primeira vez



do Afonso no McDonald´s  foi na terça-feira.

O J. estava de folga eu só ia trabalhar as 5h e tínhamos que ir tratar do abono do Afonso.

decidimos não almoçar em casa para não andar a correr de um lado para o outro, e a escolha do pai foi:

McDonald´s

eu não sou a favor deste tipo de comidas para os miúdos, mas desta vez... cedi.

e como seria de esperar ele adorou, a comida o brinquedo, tudo.

a repetir... lá mais para a frente.

22.1.11

4 pares para dois pés

O Afonso anda a fazer colecção de pantufas.

de Portugal trouxe dois pares, umas em forma de coelho e outras com um urso.

á duas semanas viu umas do homem aranha quase que morria se não as compra-se e hoje mais umas, desta vez do noddy.

ahhh e mais umas meias daquelas que são mesmo para andar no chão com a cabeça do bob o construtor a frente.

acho que ele quer umas para cada dia, não encontro outra explicação.

até aposto que ainda adem vir para casa umas do mickey e só não vêm umas do Thomas porque cá não há, senão também não escapavam....

acabadinha de ser dita

estamos os dois no sofá.
eu com o pc em cima das pernas a colocar a leitura em dia e ele a ver o canal panda (isto para não variar).
estamos ambos com as pernas esticadas eu com as minhas em cima da mesa de centro as dele em cima do sofá.

ele pergunta: mãe sou grande?
eu: sim filho, és.
ele: mas eu não chego ao fundo de ti!


LOL

16.1.11

sabe-me bem

o silêncio em que a minha casa está...

desde que chegamos que o Afonso têm andado com horários bastante diferentes dos habituais, mas ontem e hoje foi para a caminha cedo e este silêncio sabe-me pela vida.


15.1.11

irmãos?

há dias em que me apetece muito, mas muito ter outro filho, mas há outros em que juro a mim mesma que jamais.

sempre confessei que não sou pessoa de muita paciência e que não gosto de repetir muitas vezes as coisas.
e há dias em que fico mesmo com os cabelos em pé.

hoje o Afonso tirou-me do serio com tanta birra seguida, cheguei a um ponto em que tive mesmo de dar 2 gritos porque não havia mesmo maneira de ele perceber que sou eu a mãe e eu é que mando e não ao contrario.

estou a ficar doida é que as birras têm sido diárias e ele faz questão de não ouvir o que digo. se a coisa continua assim vou partir mesmo para o lado do castigo para ver se ele consegue perceber que nem sempre é como ele quer.

12.1.11

imperdoavel

será passar os 34 meses do feijoca em branco.
e como vale mais tarde do que nunca aqui fica o registo.
não é hoje, mas sim ontem,dia 10/01.

o tempo passou tão a correr que por vezes paro e tento perceber onde esta o meu bebe.
aquele bebe que há 34 meses me foi posto nos braços a chorar que nem um desalmado.
o meu filho cresceu, e já esta um rapazinho, tens gostos e vontade própria.

e se  antes era um menino calmo e sereno, agora esta endiabrado e muito teimoso, defeito de família.

todos os dias que passa me apaixono mais por este diabrete...

9.1.11

apresento

a minha nova casa,



jamais deixarem este blog.
mas senti necessidade de ter um espaço só meu.


8.1.11

consegui?




acho que sim,
 já coloquei isto em dia, agora vou pregar para outro cantinho....
 em breve apresento-o....

novo ano

este também foi diferente.

só a três, não deixou de ser engraçado, mas foi mesmo diferente....


festejar a meia-noite uma hora antes da hora a que nos é transmitida pela tv não é muito normal, mas foi engraçado.

foi diferente, tenho a certeza de que melhores viram e além de estarmos longe de muitos que amamos estávamos os três juntos.

o delirio

mais uma vez o Afonso delirou com a chegada das prendas e desta vez até chamou pelo pai natal....


(de todas as prendas o Thomas foi a especial, a mais esperada.)

o nosso primeiro natal


este foi o nosso primeiro Natal fora do nosso país, e tenho a dizer que para quem adora o Natal este ano foi muito, muito triste.

não só por estarmos longe das pessoas de quem mais gostamos,mas também porque aqui não cheira a natal, não se anda na rua e se sente o cheiro das lareiras dos fritos, não se fazem as ultimas compras a correr.

é um dia normal como todos os outros, ou então talvez a mim me parecesse. confesso que nesse dia senti saudades....

....saudades da minha gente, da minha terra, da comida, dos doces.

nessa noite sim,senti mesmo muitas saudades.

lembranças

já no ano passado aconteceu, e ira acontecer sempre desde que o Afonso continue na escola.
o Natal para mim é especial, e um miminho sabe sempre bem, desta vez por ser o ultimo tive que tocar no coração e agradecer todo o amor que transmitiram ao meu filho.


(diploma que fiz para dar as educadoras e auxiliares com quem o Afonso esteve durante todo o tempo que ando na escolinha)

(não são estas, mas foi destas que tirei o modelo. fiz assim umas caixinhas onde coloquei chocolates para dar aos amiguinhos, educadoras e auxiliares!ficaram muito bonitas é uma ideia um dia a repetir!!!)


todas adoraram e as lágrimas correram mesmo pela cara a baixo, das delas e da minha....

festa de Natal

para marcar viajem tive a espera de saber o dia festa de natal do Afonso.
como era a ultima não queria mesmo faltar.

não são de todo as festas maravilhosas que idealizava para o meu filho, mas esta talvez por ser a ultima até gostem.

eram menos pessoas do que no ano passado, houve mais silencio e foi bem mais organizada,







e esta por ser a ultima vai ficar guardada no coração, porque pelo aquilo que me informei aqui as festas de natal nas escolas funcionam de maneira bem diferente.

vou tentar

actualizar hoje este blog, que anda mesmo abandonadinho....

31.12.10

23.12.10

Para todos voçes

antes que a noite de amanha passe e eu fique sem tempo para passar por aqui, aproveito este termpinho livre para em conjunto com o desenho animado do Afonso desejar-vos a todos um Feliz e Santo Natal.

21.12.10

trabalho

cheguei ao Luxemburgo dia 13/12 e dia 15/12 comecei a manha a fazer inscrições em empresas á procura de trabalho.

não é que logo na primeira foi seleccionada para começar a trabalhar logo no dia a seguir. como customo dizer "a dias de sorte".

além de ser apenas temporário para substituir quem esta de ferias, fiquei já com um contracto o que me permite legalizar imediatamente, e quem sabe até mesmo ficar na empresa.

já não me lembro andar de transportes públicos, mas actualmente é o meu meio de transporte comboio e bus.

assim fico com o tempo muito mais controlado porque tenho que me guiar pelos horários dos transportes públicos, mas da maneira que este tempo esta não me atrevo a pegar num carro.

desde que cheguei que começou a nevar e ainda não parou, para quem gostava de neve agora deito neve pelos olhos....


19.12.10

AJ

antes de viajar ainda deu tempo, no ultimo dia á ultima da hora de ir conhecer a minha sobrinha linda. A menina AJ, que é como quem diz Ana João.



é linda a minha sobrinha.... Adoro-te minha princesa!!!

Escolinha

Saber que o Afonso não ia continuar na escolinha com os amiguinhos, foi das coisas que mais me custou ao tomar a decisão de partir.

aqui só ira para a escola no próximo ano em Setembro e até lá ficara numa ama.

acredito que nunca se esquecerá dos amiguinhos, educadoras e auxiliares que ficaram em Portugal, alias ficou prometido que é obrigatório fazer uma visita a escola sempre que formos a Portugal.

alguns dos trabalhos, deste ano....







agora vou ter que puxar pela imaginação, para continuar com actividades....