Páginas

8.10.09

noticias de cá e de lá



Hoje o meu dia foi para esquecer.


Como sabem trabalho no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão, e idosos é coisa que não falta por lá, esta completamente lotado.


Á dias em conversa uma colega de trabalho dizia que já lá trabalhava á 18 anos, e que já tinha vestido centenas de mortos, e agora com o Outono com o cair da folha, iriam haver algumas. Até aqui tudo bem, se tiver que vestir alguém (que por norma escolhei as funcionarias mais antigas para o fazer), faço-o e tenho a certeza que isso é o menos, o pior mesmo e me assusta é ver alguém morrer e sentir-me incapaz de fazer qualquer coisa para o evitar.


E hoje sem eu contar, e sem nada o prever, no tempo máximo de 1 minuto, fiquei com uma idosa nos braços como morta, reagi da maneira mais natural possível, graças a Deus pouco depois a idosa começou a reagir, mesmo não tendo parado de gritar.


Mas juro vos foi dos piores momentos da minha vida, senti-me tão pequenina... estou com a língua toda mordida, porque foi o que fiz, para poder ajudar a senhora normalmente sem entrar em pânico e desatar a chorar... eu não nasci para trabalhar ali, cada dia que passa tenho mais essa certeza, é preciso ter sangue frio e eu não tenho, sou muito sentimental e aquilo mexe muito comigo psicologicamente... até a hora de eu sair a única coisa que consegui saber foi que a idosa tinha seguido para o Hospital de Viseu, com indícios de enfarte... estou de rastos.


































Do outro lado temos noticias diariamente, e hoje finalmente o J. chegou ao destino.


Desde segunda que saiu de Portugal, chegando á África do Sul só passado 12 horas, já sendo terça só hoje é que chegou a Lubango (antiga Sá da Bandeira), e tudo por causa do visto, que tiveram um dia á espera e só ontem á tarde é que foi entregue.


Se ontem teve um dia magnifico, aproveitando para fazer um safari, hoje diz que esta no fim do mundo...
















(Lubango - imagem retirada da net)

E novamente por aqui o meu feijoca continua um reguila, está o máximo, a dois dias de fazer 19 meses, todos os dias pergunta pelo pai, eu digo-lhe que foi ganhar tostão, e ele fica na dele.



3 comentários:

Cláudia disse...

Já trabalhei num lar (fiz estágio 2 semanas por mes durante 1 ano) tb da santa casa mas de valongo k é a minha terrinha, e sei bem akilo k falas...chegou mesmo a morrer um idoso de mao dada comigo na sala de reanimação do hospital! custou mt e ainda hoje custa kd me lembro arrepio-me toda, mas como ele vi outros mais morrer e a sensação é msm de impotencia. Ao contrario de ti gostei mt da experiencia de trabalhar num lar e se tivesse agr oportunidade de trabalho nessa area acho que trocava mesmo(agr sou administrativa). Mas sem duvida que é preciso ter coragem e sangue frio.
Força com o trabalho e com a ausencia do marido( tb sei bem o que é e o quanto custa...)
O tem-de-ser tem muita força né?

Beijinhos

Cláudia

SweetPie disse...

Amiga força aí no trabalho...são ossos do oficio, como se costuma dizer! Jokinhas gandes...

Mafalda disse...

São situações difíceis, acho que também não conseguia, mas sendo esse o teu trabalho tens de ser forte.
Beijinhos