Páginas

8.5.11

porque amo flores

e as da semana são Tulipas amarelas!


Ainda discute-se a origem desta bela flor de ar elegante e sofisticado. Muito provavelmente as Flores de Tulipa tiveram sua origem em Constantinopla, actual Istambul.
Algumas correntes, afirmam ainda, que é originária da China. Porém foi na Holanda que a flor Tulipa se desenvolveu enormemente e virou "paixão nacional".
Em razão da sazonalidade, as tulipas são encontradas no mercado brasileiro, no período de Março a Setembro.
O cultivo de tulipa é tarefa delicada e trabalhosa.

História das Tulipas

As Tulipas não podem ser cultivadas facilmente em climas tropicais, porque requerem uma estação fria do inverno para crescerem com sucesso. Porém já existem estufas especializadas onde é possível simular a temperatura ideal e fazê-las florescer mais cedo que normalmente.
No passado havia diversas técnicas para alterar as cores das tulipas, alterando naturalmente as camadas superiores e mais baixas dos pigmentos da flor. Foram criadas variedades históricas pelos tulipamaníacos holandeses, estes, infectavam tulipas com vírus "potyvirus", "aphids" de pessegueiros e "persicae de myzus", produzindo flores fantasticamente bonitas, porém fazia com que a planta infectada morresse rapidamente.
Actualmente, estas técnicas virais para modificações das cores das tulipas foram erradicadas completamente, e é possível obter cores variadíssimas, inclusive a cor negra, tarefa biologicamente muito difícil, mas obtida através dos offsets (enxertos) ou sementes. Se a planta é geneticamente clone da planta pai, o offset é a única maneira de ampliar o estoque para o cultivo de uma cor específica de tulipas, a Tulipa Negra, por exemplo.
Entretanto, os produtores de tulipas devem ser muito pacientes, qualquer inovação em uma cor padrão da tulipa exige estudo e inúmeros testes de laboratórios para se obter uma cor específica.

Significado das Tulipas

O significado principal da tulipa é o amor perfeito, as tulipas sempre dão um sentido de charme e elegância para qualquer ambiente.
As tulipas vermelhas são fortemente ligadas ao amor verdadeiro, enquanto a tulipa roxa simboliza quietude e paz, quando as tulipas amarelas uma vez representam o amor impossível ou a luz do sol generoso.
As tulipas brancas são vistas para reivindicar os valores ou emitir uma mensagem de perdão.




1 comentário:

disse...

Também gosto muito de flores e as tulipas são das minhas flores preferidas!
;)