Páginas

6.12.11

São Nicolau

" O dia 6 de Dezembro é o dia de São nicolau, o patrono e o protector das crianças. "klees´chen", como é conhecido no Luxemburgo, traz presentes e doces para as crianças que se portaram bem ao longo do ano, na noite de 5 para 6 de Dezembro.
o acompanhante de São Nicolau, "hoùseker", como é chamdo no Grão-Ducado, dá uma vara aos meninos mal-comportados e é visto pelas crianças como uma espécie de bicho papão.
A lenda de São Nicolau mistura-se e entrecruza-se com a realidade e ambas deram origem à tradição que hoje em dia se celebra em alguns país da Europa, como no Luxemburgo, Bélgica, Holanda, Alemanha, Aústria e norte e nordeste de França.
Nicolau nasceu na segunda metade do século III, entre 250 e 270, em Patara (actual Turquia). Filho de cristãos abastados, sempre foi conhecido pela sua extrema generosidade.
Conta-se que um dia Nicolau ajudou um comerciante falido a casar as três filhas, dando-lhe um dote para cada uma delas. após a morte dos pais, o tio aconselha-o a ir para a Terra Santa.
Durante a viagem de barco, conta-se que Nicolau terá amainado uma tempestade apenas com o poder da oração. por isso se tornou também no padoeiro dos marinheiros e dos mercaddores.
Ao voltar da Terra Santa, decide morar em Myra, doando todos os seus bens e vivendo na pobreza.
Conta a lenda que, quando o bispo de Myra morreu, os anciãos não sabiam quem nomear e colocaram a decisão nas mãos de Deus. O ancião mais velho sonhou que Deus lhe disse que o primeiro homem a entrar na igreja no dia seguinte seria o novo bispo de Myra. Nicolau levantava-se cedo para ir rezar e foi ele o primeiro a cruzar a porta da igreja.. Morreu em 342, a 6 de Dezembro. Os seus restos mortais foram levados, em 1807, para a cidade de Bri, Itália. "

É assim a lenda de são Nicolau, que eu acho muito gira, mas.... para mim o Natal é 24/25 de Dezembro e 5/6 de Dezembro não me dizem nada....
Pelo que se consta para os Luxemburgueses é mais importante 5/6 de Dezembro do que 24/25 de Dezembro.
São tradições... mais para já prefiro a minha!

Sem comentários: